domingo, 13 de fevereiro de 2011

James Dewitt Yancey

Será que vocês fazem a mínima ideia de quem é este homem?
Eu não, até há três anos atrás... Dos maiores arrependimentos musicais da minha vida.
Conhecido também como Jay Dee, J-Dilla, (entre outros nomes de certeza), natural de Detroit (EUA) foi um dos maiores produtores de hip-hop, e underground rap de todos os tempos.
Para mim, um dos melhores produtores de beats clássicos, desde a origem do hip hop.
O Preto e Branco Mag, pede desculpa ao senhor Pharrell Williams, ao Doctor Dre, ao Timbaland, e até mesmo ao monstruoso Kanye West, mas Jay Dee, é um daqueles artistas que passa pelo mundo de vinte em vinte anos.
Foi um homem que conseguiu transformar e  recriar as raízes clássicas do hip-hop, soube estender o ramos de qualidade na bateria, no baixo, no piano, nos sintetizadores, no pratos, no mundo...
Há poucos assim, e é bom realçar que artistas como estes jamais serão esquecidos para os verdadeiro apreciadores do verdadeiro hip-hop.
Em Portugal, não há génios de hip hop deste calibre, apenas um a meu ver, Sam the Kid.
Embora não tenha o background cultural que J-Dilla carregava, por ter nascido nos EUA, em Detroit. Das capitais principais do Rap e do Hip.
Sam the Kid é um grande produtor do género musical, mas ainda assim espero que ela tenha muito o que aprender com Jay Dilla, e que nós também, ouvinte eclécticos, sejamos tão exigentes como ambos artistas que procuram ampliar a riqueza do verdadeiro hip hop.
Estou comovida por conhecer a música de artista tão privado do mundo do showbusiness, um verdadeiro música ligados às raízes do som, da música, o sentimento.
Depois deste tempo todo, descobri através de um documentário que vi sobre a vida e obra de James Yancey, que foi responsável por um dos melhores cds de Erykah Badu "Mama's Gun". (Que espectáculo!)
E ainda produziu músicas de Janet Jackson (na sua época áurea), de Common, Pharcyde, De La Soul, Amp Fiddler, The Roots, Busta Rhymes, entre outros génios e marcos do mundo do hip hop.
Este senhor é a loucura, e para os verdadeiros amantes do hip hop, dos beats clássicos que nos levam a outras galáxias, esta é a melhor recomendação de sempre, para qualquer momento do dia.
Obrigada pelo contributo para o mundo, pois a música, é a nossa vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário